Você sabe que a realização de contratos de aluguéis envolve sempre questões burocráticas, por isso, manter uma boa gestão é tão importante para sua imobiliária. Afinal, ter mais agilidade, em qualquer atividade, significa economizar tempo e também dinheiro. Além disso, manter os requisitos da legislação, garantir transparência e transmitir segurança para todos os envolvidos, também é fundamental para seus negócios.
Neste artigo, iremos listar as 6 melhores formas para otimizar a gestão das imobiliárias, com um bônus extra no final, e também influenciar o seu crescimento de forma positiva e constante.
1. Organize a sua carteira de clientes
Você já se perguntou quem é exatamente o seu público? Pois bem, para quem mantém uma carteira de clientes a resposta está bem clara, daí a sua importância. Desta forma, a tarefa de levantar necessidades e direcionar o seu trabalho de forma mais produtiva fica bem mais fácil. O que possibilita atender às expectativas de seus clientes de forma mais assertiva, aprimorando a gestão imobiliária e aumentando consideravelmente as chances de fechar novos negócios.
Mas não basta ter um bom número de clientes para ter uma carteira com alta produtividade, ela precisa estar organizada. Assim, é bom ficar atento a atualização regular dos dados de seus clientes, a dica aqui é não confiar em apenas um meio de contato: números de celulares podem mudar, e-mails também, endereços profissionais, idem. Uma boa estratégia é, sempre que possível, captar celulares, e-mails e endereços alternativos para não perder de vista o seu contato.
Para facilitar a sua organização, que tal dividir seus clientes por categorias? Comece pelos PROSPECTS, aqueles inquilinos ou proprietários que têm interesse por sua imobiliária, mas ainda não fecharam nenhum negócio. Depois, não esqueça dos CLIENTES INATIVOS, o grupo com o qual você já negociou, que são sempre esquecidos pela concorrência, mas que são estratégicos para indicações e fechar futuros negócios (lembre-se que as coisas mudam e um bom atendimento é difícil de esquecer). Na sequência, coloque os CLIENTES ATIVOS, aqueles que estão em plena fase de fechamento de negócios e que exigem atenção redobrada.
2. Cuide bem da documentação
Já falamos que os contratos de aluguéis sempre envolvem burocracia, não é mesmo? Por isso é tão importante manter a documentação atualizada, de forma a melhorar o andamento dos trabalhos, evitar a perda de documentos e controlar prazos e reajustes.
Uma boa ideia é contar com arquivos digitais e, se possível, físicos, tudo para ficar longe de um corre-corre de última hora.
3. Não esqueça da Gestão de Pessoas
O dia a dia profissional também tem as suas sutilezas, uma delas é a interação entre colegas, clientes e fornecedores. Afinal, todo mundo está sujeito a alterações de humor e manter tudo em perfeita harmonia pode ser um desafio para uma boa gestão imobiliária.
Isso sem falar quando cobranças e reclamações de clientes começam a se tornar constantes.
A dica aqui é ter uma postura tática de saber ouvir todos os envolvidos, analisando cada situação com muita calma e parcimônia.
Independente da circunstância, mantenha em mente que toda crise pode ser contornada, desde que o objetivo final seja em benefício da organização, da ética e das boas práticas profissionais.
4. Padronize seus processos
Sem uma boa equipe, nada funciona direito. Mas muitos colaboradores talentosos se perdem por falta de procedimentos e uma rotina confiável de gestão imobiliária.
Assim, os processos adotados por sua empresa precisam ser compreendidos por todos os envolvidos, fazendo com que seu fluxo ande sem maiores atropelos. O objetivo aqui é ganhar em agilidade, aprimorando sua produtividade e economizando o tempo de proprietários, compradores e inquilinos.
Tenha seus processos claros e anotados por escrito, assim eles poderão ser alinhados com reuniões com sua equipe. Reuniões periódicas, aliás, são fundamentais para o acompanhamento, desenvolvimento e a própria melhoria de seus processos. Acredite, sua empresa só tem a ganhar com isso.
5. Analise o seu mercado
Lembra do antigo ditado: é melhor prevenir do que remediar? Pois ele cai como luva quando a ideia é fazer uma boa análise do mercado imobiliário e do segmento em que sua empresa atua.
Assim, fique atento às mudanças, informe-se constantemente sobre as novidades que sempre acontecem, ou seja, evite surpresas e atualize-se.
Falando nisso, atualização é vital nestes tempos em que a tecnologia rege tudo em nossas vidas.
Por isso, para garantir o próprio crescimento de seu negócio, veja o que a concorrência anda fazendo, identifique as estratégias mais adequadas e não se canse de se perguntar:
- O que o meu público está precisando neste momento?
- Como posso atendê-lo da melhor forma possível?
- O que poderia fazer diferente da concorrência?
6. Invista em tecnologia
Quando a sua empresa atinge um patamar elevado de contratos, funcionários e clientes, muitas das tarefas realizadas manualmente começam a se tornar inviáveis. Neste momento, adotar um bom software de gestão é ideal para tornar todo este processo mais adequado, ágil e veloz. Com ele a gestão de contratos, cadastro de clientes, gestão financeira, controle de imóveis e automação de processos se torna bem mais fácil, independente da quantidade.
Atualmente, aplicativos e programas são capazes de auxiliar na organização de toda a sua documentação, contribuir para a visualização e controle de diversas rotinas diárias, possibilitando um ganho de produtividade para todo o seu negócio.
Dica extra: Que tal colocar a tecnologia da Avalyst para facilitar a sua gestão imobiliária?
Atualmente, colocar mais tecnologia em sua imobiliária não significa, necessariamente, aumentar os seus custos. Ao contrário, existe uma tecnologia capaz de ampliar o seu faturamento com locações sem qualquer investimento de sua empresa. Trata-se da tecnologia do Avalyst.
Avalyst é a garantia de aluguel sem a necessidade de fiador, caução, comprovação de renda ou qualquer tipo de burocracia. O cadastro do inquilino pode ser aprovado em questão de segundos!
E as facilidades não param por aí. O proprietário tem garantia total de recebimento de aluguéis, garantia contra danos na devolução do imóvel e, em casos de ações de despejo, a assessoria jurídica é toda por conta da Avalyst.
E a Avalyst também beneficia a sua imobiliária, contribuindo para o acompanhamento do processo de garantia, que pode, inclusive, ter ganhos recorrentes com os aluguéis, além de bônus semanais por produtividade para você.
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Publicado em 17 de novembro de 2021 Blog