A geração Z já é estratégica no mercado imobiliário.
Esteja preparado para ela.
O tempo passa rápido, não é mesmo? E a geração Z, aquela geração nascida lá pela metade dos anos 1990 e início dos anos 2000, já está na ativa, trabalhando e formando um segmento estratégico para os negócios imobiliários.
O primeiro grupo já nascido no ambiente da internet, possui características marcantes, como o fato de viverem sempre online, ou seja, comunicam-se intensamente pelos meios digitais. Afinal, desde cedo foram habituados com informações instantâneas circulando por suas telas, corações e mentes. São pessoas acostumadas a fazer várias coisas ao mesmo tempo, possuem um alto nível de desapego, inclusive ao mundo das marcas e em relação ao mercado consumidor.
Mas o que é a geração Z?
Não é difícil recordar a época em que o maior sonho de muitas gerações era a compra da casa própria. Entretanto, o espaço de tempo entre a geração X e Y, criou um divisor de águas nessa expectativa.
Assim, enquanto os nascidos entre 1961 e 1980, a chamada geração X, desejavam constituir uma família, ter um emprego estável e o imóvel próprio, a geração seguinte já começa a pensar diferente.
Para a geração Y, ou Millennials, constituída entre os nascidos entre 1981 e 1995, a famosa estabilidade financeira já não possuía o mesmo encanto de antes. Ela perde espaço para uma maior mutabilidade, adquirida por novas experiências de vida. Um efeito da era da informática, época em que os computadores começaram a se propagar em larga escala por todo o mundo.
Então chegamos a geração Z, também chamados de Centennials, a primeira formada totalmente por nativos digitais. Aliás, millennials e geração Z têm algumas características em comum, como evitar ao máximo a realização de grandes investimentos, nesse sentido, agem de forma mais responsável e dentro de sua realidade financeira.
Afinal, os Centennials vivem em um mercado de trabalho que muda a todo instante, tanto é, que assumir a profissão de freelancer é uma escolha natural, muito ao contrário das gerações anteriores.
Desta forma, a geração Z segue com maior independência, com mais facilidade para criar seus próprios horários e prestar serviços para mais de uma empresa. Em contrapartida, enfrentam uma maior instabilidade econômica, por isso tendem a evitar investimentos de longo prazo, como a compra de um imóvel.
O que um imóvel deve ter, segundo a geração Z.
Em termos de consumo, é uma geração que não está presa às marcas. Antes, desejam ter a melhor experiência de compra possível, fato que também afeta o mercado imobiliário.
Neste sentido, preferem apartamentos compactos, uma localização com diversas facilidades à sua volta e não querem morar a vida inteira em um mesmo local, o que abre um excelente espaço ao mercado de locação.
- O mínimo é, cada vez mais, o máximo.
As famílias reduziram drasticamente o seu tamanho. Tanto é, que lançamentos com 3 dormitórios já estão ficando raros nas principais praças. O que a geração Z procura são imóveis compactos, com destaque para os studios, afinal, são pessoas que vivem mais tempo fora de casa, aproveitando ao máximo o seu tempo de lazer.
- A vida em comum
Áreas compartilhadas são muito valorizadas para este segmento. Se o espaço do apartamento é reduzido, as opções para as áreas comuns precisam ser generosas. Assim, academia, lavanderia, coworking e outras opções como bicicletário, espaço para pets e piscinas, ganham preferência por vagas de garagem, por exemplo, já que, possuir um carro não está nos planos dessa geração.
- Home office veio para ficar
O cantinho para home office também é extremamente importante para quem vive como freelancer, ou mesmo para quem executa trabalho híbrido. Neste caso, a residência não é apenas uma moradia, também é escritório e local de trabalho.
- Verde, muito verde.
Para esta geração, sustentabilidade não é apenas uma palavra de marketing empresarial. É um conceito que precisa fazer parte de uma vida mais responsável. Ao buscar uma conexão maior com a natureza, a geração Z valoriza imóveis com sacada para criação de plantas, por exemplo, áreas verdes no condomínio e um endereço próximo de parques, praças e ruas arborizadas.
- Espaço Pet
Eles podem não ter filhos, mas seus cães e gatos já são considerados membros da família. Por isso, um condomínio com o conceito de pet friendly, com uma ampla área externa ou localização privilegiada para passeios com cães, já tem pontos extremamente favoráveis, principalmente para quem não pode viver longe de seus companheiros de quatro patas.
A vida é agora.
Como atender a geração Z
Se em gerações anteriores, a grande preocupação era com o futuro, o mesmo não acontece com os Centennials. Para eles a experiência do agora é o mais importante. Ansiosos por natureza, detestam perder tempo, bem como, burocracias e seu excesso de papel.
- Agilidade e humanização
Assim, o que uma imobiliária, ou um corretor de imóveis, deve oferecer para conquistar este segmento são serviços fundamentados na agilidade. Além de um atendimento que proporcione uma experiência marcante, que possa surpreender com boas doses de inovação e criatividade.
Lembre-se que o mundo digital é carente de uma maior humanização. Assim, um atendimento com real preocupação com as necessidades do cliente é o que se torna mais propenso a fechar negócios.
Por isso, fica aqui uma dica fundamental: este cliente não pode ficar sem resposta. Na era da internet, se você não responder na hora, está abrindo um espaço, quase que irrecuperável, para ser preenchido pela concorrência.
- Tenha uma forte presença online
Para a geração Z, muito mais do que qualquer outra, o passo mais significativo para a realização de qualquer negócio começa no ambiente digital.
Assim, o site de sua imobiliária, obrigatoriamente, precisa ser responsivo. Ele deve ser compatível com qualquer formato de tela, principalmente o celular, item inseparável dos Centennials.
Além disso, uma boa estratégia nas mídias sociais é fundamental para uma maior aproximação com este público.
E que tal oferecer um aluguel ágil, descomplicado e sem stress?
Já deu para perceber que a geração Z prefere ficar bem longe da burocracia, não é mesmo?
Por isso, a garantia da Avalyst se encaixa perfeitamente para as imobiliárias e corretores de imóveis que desejam oferecer uma experiência de aluguel alinhada com os anseios dos Centennials.
Afinal, não há nada melhor que um aluguel sem fiador, sem comprovação de renda e com a análise de crédito online. Além de uma das menores taxas do mercado. Tudo muito simples, rápido e digital, de acordo com o mundo dessa nova geração.
Publicado em 19 de julho de 2024 Blog,Mercado Imobiliário