Ainda que não seja uma casa ou apartamento próprios, você pode deixar seu cantinho com a sua cara; veja dicas de decoração para imóveis alugados
Você sabia que é possível personalizar a casa para que ela fique com a sua personalidade, ainda que você more de aluguel?
A decoração para imóveis alugados, no entanto, requer alguns cuidados para não esbarrar em cláusulas contratuais. Mudanças na cor das paredes, no piso e até derrubadas de paredes podem ser complicadas, principalmente, se não tiverem o aval do proprietário.
Mas, felizmente, algumas mudanças podem ser facilmente revertidas, caso você precise sair do imóvel e voltá-lo à forma original. Saiba mais:
Cuidados básicos na decoração para imóveis alugados
Não faça mudanças bruscas sem a ciência do proprietário
Se o imóvel que você alugou possui características já definidas, como móveis planejados e paredes texturizadas, você não poderá alterar essas configurações sem o aval do proprietário. O descumprimento de regras pode resultar em multas contratuais e, no fim das contas, sua ousadia na decoração pode sair muito mais caro do que você gostaria.
Negocie benfeitorias e desconte valores do aluguel
Isso não significa, entretanto, que a casa ou apartamento precisam ficar do mesmo jeito para sempre. Se você considera alguma mudança essencial para seu conforto e identificação com o imóvel, proponha as mudanças ao proprietário. No longo prazo, seu investimento também resulta em vantagens para ele, já que mesmo se você se mudar novamente no futuro, as benfeitorias permanecerão no imóvel. Assim, você pode negociar e descontar do aluguel o valor que você investir.
Cuidado com itens fixos e caros
Se você quer fazer uma mudança na decoração que não se encaixa nas benfeitorias combinadas com o proprietário, reflita se vale a pena gastar muito com algo que você não vai poder levar quando se mudar.
Os papéis de parede são um exemplo: eles são ótimos para trazer mais personalidade ao seu ambiente, mas você não vai poder levá-los na mala quando for embora. Portanto, procure alternativas que se adequem ao seu estilo e poupe seu bolso.
Pinturas podem não valer a pena
A vistoria de entrada é um documento que contém todas as características do imóvel no início do contrato locatício. Se as paredes da sala eram brancas e você optou por pintá-las de azul, por exemplo, vai precisar voltar à cor original antes de devolver o imóvel e isso acarreta em gastos. Por isso, opte por outras formas de decorar, sem mexer na estrutura original do imóvel.
Decoração para imóveis alugados: como fazer
Respeitando as condições citadas acima, deixe sua criatividade livre para decorar seu imóvel do jeito que te deixar mais à vontade. Aqui vão algumas dicas:
- Busque inspirações antes de comprar os itens. Usar o Pinterest é uma boa ideia para essa tarefa;
- Entenda sobre paleta de cores complementares. Por exemplo:
Branco e preto combinam com tudo;
Bege vai bem com marrom, vermelho, preto e azul;
Cinza combina com vermelho, violeta e azul;
Vermelho combina com amarelo, preto, verde, azul e branco;
Marrom vai bem com verde, creme, rosa, bege e ciano;
Amarelo fica lindo com violeta, cinza, azul, preto, lilás;
Verde orna com laranja, verde, marrom, dourado, rosa, amarelo, creme, cinza, preto e branco;
Lilás fica bonito com com rosa, violeta, branco, laranja e amarelo;
- Use itens fáceis para decorar, como almofadas, cortinas, tapetes, enfeites, colcha da cama, toalha e arranjo de mesa;
- Mudar o pendente de luz é fácil e, geralmente, não requer quebra quebra;
- Em vez de papel de parede, opte por adesivos para parede, que são fáceis de remover e não estragam a pintura;
- Em vez de furar a parede, use prego líquido ou adesivos para colar quadros;
- Biombos dividem ambientes sem a necessidade de construção de novas paredes;
- Plantas deixam a casa mais acolhedora;
- Espelhos podem ficar encostados em vez de colados ou pregados!
E aí, tem mais dicas de decoração para imóveis alugados? Conta para a gente como você personalizou seu cantinho sem fazer mudanças estruturais!
Leia também
Qual é a melhor solução para o problema do fiador?
Publicado em 11 de novembro de 2020 Blog