Para fidelizar clientes e fechar mais contratos, invista no desenvolvimento de bons relacionamentos. Invista nas práticas do pós-venda
Em nossa correria do dia a dia, a ideia de fidelizar clientes corre o sério risco de ficar sempre em segundo plano. Afinal, o fechamento de novos negócios imobiliários depende de quem, atualmente, está procurando um novo imóvel; e não de quem já alugou ou comprou o seu, correto?
Entretanto, os corretores que adquirem o hábito de fidelizar clientes obtêm grandes vantagens no mercado imobiliário. Basta lembrar que, conquistar um novo cliente tem um custo cinco vezes maior do que manter um antigo, como afirma Philip Kotler, um dos mais conceituados autores sobre marketing e negócios.
Na verdade, clientes antigos e habituais formam uma verdadeira mina de ouro, quase sempre inexplorada, mas que, com a adoção de algumas práticas, pode atingir um rendimento surpreendente.
Veja a seguir, como o ato de fidelizar clientes é um excelente negócio para você e a sua imobiliária.
A captação de novos clientes e a fidelização precisam andar juntos.
Para diversos segmentos, os negócios realizados com clientes antigos chegam até a 65%. Mesmo sabendo que o mercado imobiliário tem as suas próprias características, é preciso ficar atento ao comportamento do consumidor quando ele recebe um bom atendimento.
Este ponto parece óbvio, mas muita gente esquece do fundamental: um cliente só irá recomendá-lo, e se tornar um comprador fiel, se for bem atendido.
Com algumas práticas você pode fidelizar clientes de uma forma simples, porém constante.
O segredo de tudo está em desenvolver um bom relacionamento. Para isso, a dica é investir em hábitos capazes de gerar um intercâmbio maior entre você e seus clientes.
Saiba ouvir as reais necessidades de seus clientes
Aqui também entra o seu dom de detetive investigativo – com as perguntas certas você irá descobrir as dores de seu cliente. Mas não foque apenas no imóvel que ele está procurando. Fale sobre o clima, o trânsito, pergunte como andam os negócios, conheça seus hobbies, o que ele faz nos momentos de lazer, ouça sobre os problemas que ele enfrenta. Mas é bom lembrar, evite polêmicas e, acima de tudo, ouça mais e fale menos.
Invista no pós-venda
Depois do negócio fechado, lembre-se que seu trabalho não precisa terminar por aí. Use o whatsapp para agradecer formalmente, diga que foi ótimo conhecê-lo e que deseja tudo de bom no novo endereço. Aqui vai uma dica de ouro: que tal enviar algum brinde para seu cliente? Pode ser uma caixa de bombons, um bom livro, um vaso de flores ou algo que certamente ele vai gostar muito.
Observe o perfil de seu cliente e trace seu potencial
O mercado é dinâmico e seu público também. Um jovem casal que compra ou aluga um imóvel pequeno, vai precisar de um maior quando a família aumentar. Da mesma forma, uma pessoa solteira não irá ficar para sempre com o mesmo estado civil, não é mesmo? Até os bem estabilizados, econômica e emocionalmente, têm filhos que irão sair de casa. Isso sem falar na rede de amigos e colegas que todo mundo tem. Ou seja, em um momento ou outro alguém vai precisar de um corretor e, se você não for esquecido, este profissional pode ser você.
Evite cair no esquecimento
Sem dúvidas, o seu cliente pode ser uma fonte inestimável para novos negócios. Então aproveite os canais de contato que você já construiu com ele e use-os para gerar fidelização. Mas antes, pergunte o que seu cliente prefere (e-mail ou whatsapp). E também assegure-se se, esporadicamente, você pode lhe enviar informações relevantes. Deixe claro que você não vai importuná-lo com constantes mensagens de “bom dia”, mas sempre com assuntos de seu real interesse. Lembre-se que dicas de decoração, negócios e novidades do mercado imobiliário, por exemplo, são geralmente muito bem-vindas em nosso segmento. Importante: tome o cuidado em direcionar o seu conteúdo de acordo com o perfil de seu cliente.
Acelere as locações
Além de ficar ligado no seu cliente e fazer uso de um bom relacionamento, é importante desburocratizar sua imobiliária. Enfim, esperamos que tenhamos ajudado a dar ideias para conseguir fidelizar mais clientes. E, assim, fechar mais negócios.
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Publicado em 15 de fevereiro de 2021 Negócio Imobiliário