Não é nenhuma novidade que as mudanças tecnológicas no mundo dos negócios vieram para ficar. Mas você já sabe como o Business Intelligence pode contribuir com a sua imobiliária?
Na verdade, em um setor tão dinâmico e concorrido, as estratégias de BI são utilizadas para ampliar o conhecimento do perfil de cada cliente. O que resulta em estratégias e rotinas mais eficientes.
Assim, o Business Intelligence no mercado imobiliário vem para acelerar processos. Ele transforma o conjunto de dados em uma importante ferramenta para a tomada de decisões.
Mas o que de fato é Business Intelligence?
O Business Intelligence deve ser entendido como um processo e não um conjunto de softwares. Com ele, o tempo de decisões empresariais baseadas no instinto ou no “achômetro”, ficou no passado.
Desta forma, ao trabalhar com um sistema de Business Intelligence, a relevância das informações é que dá o rumo para o direcionamento da empresa.
O BI possui 5 pontos essenciais, todos baseados em dados e informações:
- Coleta de dados
- Organização de informações
- Análise das referências
- Implementação de ações
- Monitoramento de resultados
Na fase de coleta de dados, pode-se perceber o que de fato interessa aos futuros moradores, ou seja, suas reais necessidades e desejos.
Se imóveis mobiliados, por exemplo, representam uma das tendências de determinado público, por que não explorar essa característica?
A imobiliária pode investir na captação de imóveis assim, inclusive com anúncios voltados especificamente para este público. Mas para isso, deve-se pensar na viabilidade do projeto.
O próximo passo, após a coleta de dados, é a organização. Com os dados devidamente organizados, eles são estruturados dentro da imobiliária. Assim, a empresa pode adotar novos procedimentos de atendimento e captação de clientes.
Agora vem a análise. Nesta fase, os responsáveis pela imobiliária podem idealizar ações, tendo como base o conteúdo que foi analisado.
E chegou a hora de aplicar, na prática, as atividades que foram planejadas e ver como de fato elas funcionam.
Depois, é preciso monitorar os resultados, fazendo as correções necessárias para aprimorar a estratégia.
Estratégia de Business Intelligence em sua imobiliária.
Que tal usar o BI para automatizar processos em sua imobiliária e torná-la ainda mais eficiente?
Envio de e-mail marketing
Uma vez que, o Business Intelligence levanta dados relevantes de seus clientes, é possível realizar estratégicas específicas para cada um de seus segmentos.
Sua imobiliária, por exemplo, ao criar e-mails exclusivos para donos de pets, já pode atingir na mosca o cliente desejado.
Na realidade, um software para envio de e-mails, pode fazer mais do que contribuir com a divulgação de sua imobiliária.
Ele também ajuda no controle dos contratos, no envio de mensagens para renovação, atrasos de pagamentos; além de lembrar das datas de aniversários.
Suas redes sociais mais inteligentes
Com uma estratégia de BI para redes sociais, você pode ter conteúdos sempre relevantes para seus seguidores.
Assim, suas postagens passam a ter o conteúdo exato que os seus clientes desejam. Com imóveis com as mesmas características procuradas por eles.
Uma rotina mais eficiente
Sistemas integrados tornam o seu dia a dia muito mais otimizado. Um software de CRM, por exemplo, proporciona um melhor gerenciamento do relacionamento com seus clientes. Desta forma, a sua imobiliária fica sempre em dia com as necessidades de inquilinos e proprietários.
Com ele, seus corretores também ganham dados precisos sobre seus contatos, podendo fazer propostas mais corretas e atraentes.
Automação no atendimento
O site de sua imobiliária não precisa ser apenas uma vitrine de anúncios. Com um chatbot ele também oferece um contato mais rápido com seus clientes. O envio de respostas automáticas por esta ferramenta emprega mais agilidade ao seu negócio.
Além disso, o status de toda a sua imobiliária cresce, passando a imagem de uma empresa organizada e atualizada para um atendimento com muito mais agilidade.
Na verdade, são muitas as aplicações de uma estratégia de Business Intelligence em uma imobiliária. O certo é que, investir em tecnologias como essa é ganhar tempo e negócios. Ao aprimorar o seu relacionamento com proprietários, moradores, corretores e todo o seu público interno, sua empresa sempre sai ganhando.
Por isso é que, cada vez mais, um número maior de imobiliárias estão adotando o BI.
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Publicado em 10 de agosto de 2021 Blog