Com o Google registrando aumento de 668% nas buscas por imóveis para alugar durante as férias e novos hóspedes se juntando a cada dia, como você pode tomar a dianteira e ampliar a sua taxa de ocupação?
A resposta até que é simples: Destacando-se da concorrência!
Mas como? Num oceano cheio de tubarões, não basta divulgar qualquer foto, oferecer uma residência mobiliada ou chamar pro cafezinho. Os dias em que anunciar um imóvel de frente pra praia era o suficiente para o aluguel por temporada acabaram.
Os padrões dos clientes — diga-se, hóspedes —, nunca foram tão altos, e, com tantas alternativas, eles querem ter certeza de que vão alugar a casa de férias com o melhor custo-benefício possível.
É doloroso ver uma propriedade vazia e a receita escorrer das mãos. Por isso, preparamos este conteúdo com táticas de atração para você ver crescer a ocupação dos imóveis e, de quebra, trouxemos alguns erros a serem evitados.
O que você vai ver:
- Hóspedes querem melhor experiência e comodidade em imóveis para férias
- 6 estratégias para aumentar a taxa de ocupação do seu imóvel
- A importância da manutenção do imóvel antes de alugar nas férias
- Faça isso para se destacar nas plataformas de aluguel por temporada
Boa leitura!
Hóspedes querem melhor experiência e comodidade em imóveis para férias
Nada é mais cativante do que oferecer para o público uma ótima experiência. O resultado será mais indicações, avaliações positivas e hóspedes recorrentes.
E a melhor maneira de fornecer comodidade e tornar suas propriedades mais atrativas, é colocando as necessidades deles em mente. Por exemplo:
Casal romântico: imagina a reação de ambos ao receberem uma garrafa de champanhe, lenços de cama luxuosos e uma lista com indicações de restaurantes, de boas-vindas?
Férias em família na praia: jogos e brinquedos de praia, toalhas e cangas extras, protetor solar e na geladeira uma limonada.
Nômade digital: um espaço especial de trabalho, muitas tomadas, luz natural, wi-fi estável e café
Quanto mais aparentes forem essas comunidades, maior será o seu poder de convencimento. Então, para ir além e proporcionar ao seu hóspede ideal uma acomodação personalizada, que tal impressioná-lo ainda mais com pequenos extras?
Considere incrementar serviços extras para valorizar a sua casa de férias
Em primeiro lugar, quem procura aluguel por temporada, na realidade, está em busca de descanso, diversão e uma experiência agradável na sua viagem. Ou seja, a última coisa que deseja é fazer esforço ou passar estresse.
Assim, ao disponibilizar alguns serviços extras, você deve observar as necessidades do seu hóspede ideal e somar a isso as especificidades da região, o perfil do imóvel e até o clima.
Por exemplo, as férias de julho acontecem durante o inverno. Portanto, o aquecimento da piscina pode ser um recurso extra importante se a ideia for reforçar a comodidade através do requinte.
Agora, se você quer ir além para proporcionar um ambiente mais confortável e acolhedor, considere:
Serviço de limpeza
Ambiente limpo, todo mundo sorrindo! No geral, os cuidados com a higiene diária nas casas de temporada ficam por conta dos locatários. Portanto, oferecer alternativas de serviço de limpeza pode ser uma boa estratégia para aumentar a comodidade.
Kit para crianças
Quem tem criança de colo, antes de viajar, já se preocupa com boia infantil, colete salva-vidas, brinquedos, carrinho de bebê e outros equipamentos específicos. Facilite a vida dos seus inquilinos sugerindo esse recurso extra de kit para crianças.
Pacotes de passeios
Seja turista, nômade digital ou profissional a trabalho, se eles estão viajando para a sua localidade, eles já sabem quais cartões postais e roteiros seguirem. Capriche na criação de pacotes de passeios que não só apontem a direção das atrações próximas, mas que também incluam espaços de recreação, bares culturais e restaurantes. Ofertar a reserva num desses locais seria a cereja do bolo.
Aluguel de carro
Pois é, chamar um motorista por aplicativo sempre que vai sair gera custos e certa desconfiança. Disponibilizar o aluguel de carro será uma ótima fonte de lucro e você estará propiciando vantagens de segurança, otimização dos passeios e maior comodidade. Claro que a parceria com uma locadora de confiança será indispensável.
6 estratégias para aumentar a taxa de ocupação dos seus imóveis
Desde oferecer serviços de acomodação extras até desenhar estratégias de marketing pensando na visibilidade, há muito o que você pode fazer para aumentar a taxa de ocupação dos seus imóveis.
É por isso que nós recomendamos o seguinte:
1. Evite qualquer fonte de atrito pro hóspede
Entenda fonte de atrito como qualquer cenário que atrase, cause excesso de esforço ou obstrua as negociações com o seu público ideal.
Isso vale para uma reserva muito complicada, formas limitadas de pagamento, site desatualizado ou simplesmente não se antecipar às possíveis dúvidas dos clientes, apresentando informações necessárias e precisas.
2. Automatize suas interações com um pré-atendimento
Aqui você alcança três resultados numa cajadada só. Isso porque a tática da interação com chatbot de pré-atendimento (1) diminuirá o atrito de colocar o cliente em espera; (2) aceitará mais reservas sem aumentar a carga de trabalho; (3) e automatizará as solicitações de avaliação.
Garantir que o seu público ideal seja atendido super rápido também demonstra presteza e profissionalismo. Nossa dica bônus é ter uma caixa de entrada centralizada que facilite o monitoramento das mensagens chegando 24/7.
3. Invista num sistema de aquecimento para imóveis
Voltando a ideia das férias de julho, um fator que pode fazer a diferença para quem está procurando uma casa de temporada é o seu sistema de aquecimento. Assim, escolha um tipo de sistema (a gás, elétrico, solar ou hidráulico) e mãos à obra.
Outra vantagem é que além de aumentar o conforto térmico dos hóspedes, essa estratégia também valoriza a residência.
4. Responda às dúvidas dos locatários já nos anúncios
Você mais do que ninguém conhece o seu público. Portanto, pense no que ele provavelmente quer saber, fatores que sempre geram dúvidas e responda elas como parte do seu anúncio.
Tudo bem! Se as indagações foram demais para textos de 120 caracteres ou vídeos de 45 segundos, o negócio é abrir uma seção de perguntas frequentes (FAQ) e mostrar que ela existe.
5. Diversifique seus canais de divulgação
É tão comum que parece clichê, mas é fato: diversificar seus canais de divulgação dos imóveis é uma das melhores estratégias para aumentar a sua taxa de ocupação.
Lembre-se, você não construiu o seu portfólio nem vai expandir a sua carteira apenas anunciando no Airbnb, Booking.com ou Instagram. Ou seja, ative a sua criatividade e deixe por conta.
6. Defina seu público alvo e fale com as necessidades dele
Tudo bem, nós sabemos o que você está pensando:
“Por que ficar com uma fatia quando podemos escolher o bolo todo?”
Então, sabe aquela frase: “não se pode agradar a todos”? Aluguéis de férias não são exceção. Em vez disso, nosso conselho é reconhecer o perfil de hóspede que você consegue atender as necessidades, exceder suas expectativas e, consequentemente, direcionar seus anúncios para clientes com maior potencial de conversão.
A importância da manutenção do imóvel antes de alugar nas férias
Lembra quando mencionamos o novo nível de padrão dos hóspedes? Coloque aí na equação os cuidados com manutenção que você deve ter antes de alugar para eles.
Um imóvel bem cuidado não só proporciona a sensação de segurança, como também reduz a probabilidade de incidentes que possam arruinar a experiência do visitante.
Nesse sentido, certifique-se de que tudo está em ordem, desde os eletrodomésticos, instalação elétrica, encanamento e limpeza de todos os cômodos.
Ter um ambiente caótico por causa de manutenções atrasadas prejudica a estadia do cliente, impacta na retenção de bons locatários e impulsiona avaliações negativas nas suas plataformas de anúncio.
Em primeiro lugar, porque as expectativas deles era por um espaço seguro e bem cuidado, e, em segundo, porque eles não vão “deixar baixo” se acharem que foram iludidos.
Você pode se interessar:
Faça isso para se destacar nas plataformas de aluguel por temporada
Então vamos lá, você eliminou os atritos na reserva, tirou do papel as táticas de ocupação, mas ainda falta aumentar a visibilidade dos seus imóveis nas plataformas de aluguel por temporada.
Veja como implementar estratégias de marketing eficazes para o Airbnb, Booking.com e outros sites, e garantir que os seus aluguéis não sejam o segredo mais bem guardado da internet.
1. Tire fotos de alta qualidade, faça descrições atraentes, tenha políticas claras
Fotos de alta qualidade e descrições de anúncios bem atraentes são duas coisas que nunca saem do gosto dos clientes. E você pode usar isso ao seu favor:
- Exiba fotos em plano fechado, aéreo, aberto, incluindo os móveis, iluminação e todas as comodidades que você oferece
- Escreva textos em tom amigável e de acordo com a linguagem que deseja ser lembrado/reconhecido
- Destaque as principais vantagens que o hóspede terá ao alugar com você
- Seja claro, mas ofereça o máximo de detalhes possível (evite ser repetitivo)
2. Use as plataformas e redes sociais para incentivar prova social
Não tem pra onde correr! Se você quer aumentar a visibilidade dos seus imóveis e mostrar profissionalismo, precisa manter algum tipo de presença nas redes sociais — seja Instagram, Facebook ou TikTok.
As pessoas podem até não ser impactadas pelos seus anúncios em determinada plataforma ou rede social, mas você pode ter certeza que elas vão procurar seu perfil nessas páginas se estiverem atrás de avaliações de hóspedes anteriores ou quiserem mais fotos.
Nossa sugestão é criar uma Cultura de Feedback que, baseado no nível de satisfação dos seus clientes, possa auxiliar na tomada de decisão dos visitantes e na sua classificação no Airbnb etc.
Você também pode aproveitar as avaliações que você recebeu pelo chatbot (veja as ideias acima!) para produzir conteúdos de prova social.
3. Pediu as avaliações, exiba-as claramente. Mas fique atento
Boas avaliações são o ápice da entrega dos seus serviços não só porque destaca suas locações nas plataformas como também aumenta a taxa de ocupação. Mas é claro que você deve monitorar a chegada de novos comentários.
E se um hóspede anterior fizer uma reclamação ou dar uma classificação baixa, você deve:
- Entrar em contato com esse cliente, tentar entender o seu lado e buscar insights que possam aperfeiçoar a experiência dos seus próximos hóspedes temporários.
- Manter o comentário crítico e a resposta. Pode surgir a vontade de arquivar ou apagá-lo, mas a possibilidade do cliente insatisfeito dobrar a aposta, procurando outros canais para desabafar é grande. Além disso, mostrar transparência é sinal de profissionalismo.
Agora, se você veio até aqui, talvez um dos aspectos que esteja buscando aperfeiçoar é o relacionamento com os seus clientes e quais tecnologias adotar para melhorar seus resultados.
Por isso, preparamos o artigo abaixo para te auxiliar na nessa jornada:
Publicado em 20 de novembro de 2024 Blog,Gestão Imobiliária