Como reduzir a inadimplência em uma imobiliária?

Uma boa gestão e comunicação aberta com os clientes pode reduzir a inadimplência em sua imobiliária; saiba mais

Em tempos de crise, a preocupação com a inadimplência aumenta nas empresas. Nas imobiliárias, não é diferente. Mas, felizmente, existem algumas estratégias que ajudam a evitar o problema – ou, ao menos, controlá-lo com mais facilidade.

Separamos dicas que podem ser aplicadas ao longo do tempo no processo de construção do relacionamento entre empresa e cliente, que podem trazer bons resultados. A seguir, veja como reduzir a inadimplência em sua imobiliária:

Bom relacionamento

Ninguém é inadimplente porque quer. Quando isso ocorre, geralmente, é porque o cliente está com problemas pessoais. Mas se ele mantiver bom relacionamento com a imobiliária, com uma pessoa responsável pela comunicação mensal, ele sai do patamar impessoal e começa a se sentir realmente próximo, como um amigo. Esse tipo de relação é essencial e mostra-se eficaz para reduzir a inadimplência do aluguel.

O comunicador da imobiliária deve conversar, demonstrar interesse e fazer com que o cliente se sinta parte do seu negócio. Assim, ele fará de tudo para que a empresa não seja prejudicada.

Boa análise de crédito

Uma das etapas mais importantes na hora de fechar um contrato de aluguel é a análise de crédito. Ela serve para medir a capacidade de pagamento mensal que o cliente tem. É de suma importância que a imobiliária conte com um sistema inteligente de análise de crédito.

A Avalyst é garantidora locatícia e trabalha com uma rigorosa análise de crédito, embora livre de burocracias. Essa é uma ótima forma para reduzir a inadimplência em uma imobiliária. Saiba mais.

Comunicação constante

Desenvolva um cronograma de comunicação com o cliente sobre o financeiro de seu aluguel. Por exemplo, envie o boleto alguns dias antes. No dia do vencimento, envie um alerta via SMS ou e-mail. Após o vencimento, caso não tenha sido pago, envie mais um recado.

Boletos de rápido acesso

O boleto de cobrança deve ser enviado por anexo por e-mail e em pdf ou outra extensão de fácil acesso. Já, no corpo do e-mail, a imobiliária pode facilitar ainda mais e enviar o código numérico para ser copiado e colado no Internet Banking do cliente. Dessa forma, quanto mais a imobiliária facilitar o acesso ao boleto, maiores as chances de reduzir a inadimplência.

Espaço para negociação sempre que necessário

Especialmente em tempos de crise, é preciso que haja comunicação aberta entre inquilino, imobiliária e proprietário. Entender o lado do inquilino é fundamental para evitar inadimplência.

Por exemplo, em tempos de pandemia em que o IGPM disparou, segurar o reajuste do aluguel pode ser uma estratégia para manter o imóvel alugado e o pagamento em dia. Afinal, manter o diálogo a fim de encontrar alternativas para os problemas é a base para o bom relacionamento.

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Publicado em 21 de dezembro de 2020 Inovação,
Negócio Imobiliário,
Soluções Avalyst

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