Conheça as vantagens de alugar um apartamento

Se você pensa em alugar apartamento, precisa conhecer as vantagens e algumas dicas para não errar antes de tomar uma decisão. Confira as informações nesse texto

O mercado imobiliário está aquecido no Brasil e, por isso, a venda de casas e de apartamentos apresentou crescimento em 2020. Entretanto, o cenário também se mostra propício para a locação e, por isso, muitas pessoas pensam em alugar apartamento.

A decisão de locar um imóvel envolve muitas escolhas e é importante ter o máximo de informações possível. Nesse texto você verá muitas dicas para escolher entre casa e apartamento, além de conhecer algumas das vantagens de alugar um imóvel.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Casa ou apartamento?

A escolha de um imóvel para alugar envolve muitos fatores. Isso porque casas e apartamentos apresentam vantagens e desvantagens e, desse modo, a decisão deve ser tomada de acordo com os gostos e com as necessidades dos moradores.

Vantagens e desvantagens de morar em uma casa

As casas são, de maneira geral, indicadas para pessoas e para famílias que não abrem mão de uma área ampla, composta, inclusive, por áreas ao ar livre.

Dessa forma, o quintal e os demais espaços externos podem ser apontados como uma das principais vantagens de morar em uma casa, o que favorece, principalmente, indivíduos que moram com crianças ou que possuem animais de estimação.

As casas são excelentes opções, também, para quem deseja ter privacidade, fator que é prejudicado em apartamentos. Ao estar mais distante de vizinhos, as casas conferem mais liberdade aos moradores, que não precisam se preocupar, por exemplo, com barulhos.

Outro fator importante sobre as casas é a possibilidade de criar jardins. Especialmente em um momento no qual muitas pessoas estão em isolamento social, o contato com a natureza se faz necessário, uma vez que traz benefícios para o bem-estar das pessoas.

Os jardins são, também, uma excelente oportunidade para quem deseja criar animais de estimação, que precisam ter contato com áreas verdes frequentemente.

Apesar das vantagens citadas, é necessário considerar que as casas também apresentam desvantagens. A principal delas é a falta de segurança. Isso porque, ao contrário de apartamentos, que estão situados em empreendimentos com portarias – as quais funcionam 24 horas, na maioria dos casos –, as casas estão vulneráveis.

Entretanto, essa desvantagem é facilmente superada quando a casa está em um condomínio. É claro que, nessa situação, você terá gastos extras com taxas e, possivelmente, com o valor do aluguel ou da compra do imóvel.

Os custos elevados são, inclusive, outra desvantagem experimentada por quem compra ou aluga casas. A maioria dos equipamentos utilizados para a segurança, como cercas elétricas e câmeras, é mais cara para casas quando em comparação com apartamentos.

Além disso, os custos com a manutenção do imóvel – quando as casas são compradas – são de responsabilidade do proprietário e os gastos podem ser elevados, uma vez que não há rateio das despesas.

Vantagens e desvantagens de morar em um apartamento

Os apartamentos, por sua vez, são indicados para pessoas que desejam morar com conforto e com qualidade de vida em uma área modesta. Dessa forma, são ideais para indivíduos que moram sozinhos ou para pequenas famílias.

Entretanto, existem, também, opções de apartamentos com áreas robustas, que são indicados para grupos familiares maiores. Assim, uma das vantagens dos apartamentos são as inúmeras possibilidades de estrutura, que podem atender às necessidades e às preferências de diferentes pessoas.

Outro excelente benefício dos apartamentos diz respeito à segurança. Isso ocorre porque os imóveis estão situados em empreendimentos, que possuem, na maioria dos casos, portarias. Algumas funcionam durante 24 horas e, assim, os moradores têm total controle de quem entra e de quem sai.

Além disso, o sistema de segurança de empreendimentos é completo, o que afasta criminosos, que se sentem intimidados, especialmente com o trabalho das câmeras de vigilância.

A praticidade é outro ponto positivo de morar em apartamentos, pois a gestão do imóvel é muito mais simples que a de uma casa. Como as áreas externas ficam sob responsabilidade do síndico, a limpeza é feita por funcionários próprios ou por prestadores de serviços.

É necessário citar ainda que grandes empreendimentos atraem uma ampla rede de comércios e de serviços. Por isso, os moradores de apartamento costumam ter à disposição diversos locais importantes nas proximidades, como bancos, lojas e mercados.

Apesar de ser necessário pagar a taxa de condomínio, os moradores de apartamentos usufruem de mais economia, uma vez que a redução de gastos com lazer – como piscina e academia – é uma realidade.

Diante de tantas vantagens, fica fácil perceber que quem mora em apartamento usufrui, portanto, de mais qualidade de vida, já que os empreendimentos, na maioria dos casos, oferecem estruturas completas, com áreas de lazer, áreas verdes e muitos outros ambientes.

Por outro lado, é necessário destacar as desvantagens. As regras de condomínio estão entre as principais, uma vez que o regimento interno deve ser respeitado e, caso isso não ocorra, o morador precisa arcar com as sanções.

Além disso, os apartamentos oferecem menos privacidade do que as casas, já que a convivência com os vizinhos é próxima e diária. Desse modo, os moradores precisam estar atentos aos barulhos e a situações que podem incomodar os demais.

5 Vantagens de alugar apartamento

Se você chegou até aqui e percebeu que o apartamento é uma boa opção, agora chegou o momento de conhecer as vantagens de alugar um imóvel.

1. Redução de custos com manutenção

O custo de manutenção do imóvel é uma das principais vantagens para quem deseja alugar apartamento. Isso porque, no caso da compra, todas as manutenções e todas as reformas são de responsabilidade do proprietário, o que pode representar uma grande despesa no orçamento mensal.

Contudo, quando você aluga o apartamento e, portanto, está no papel de inquilino, não precisa se preocupar com esse gasto. Isso porque, como mencionado acima, a maioria das manutenções é de responsabilidade do dono do imóvel.

No entanto, você deve saber que, caso o problema tenha surgido por conta dos inquilinos, a responsabilidade não é do proprietário. Suponha, por exemplo, que você derrubou um armário e isso causou um dano no piso do quarto. Nesse caso, o reparo do problema é de sua responsabilidade.

2. Facilidade para se mudar

Alugar apartamento é uma excelente opção para pessoas que desejam ter facilidade para se mudar. Isso porque, quando o imóvel é locado, você não precisa se preocupar em vender a propriedade, o que pode levar muito tempo.

No caso do aluguel, você pode rescindir o contrato quando achar necessário e, assim, pode aceitar mais oportunidades. Suponha, por exemplo, que você recebe uma proposta de emprego em uma capital distante. Caso more em um imóvel comprado, precisará enfrentar muitos processos burocráticos e demorados para vendê-lo.

Contudo, caso o apartamento seja alugado, basta comunicar o proprietário para rescindir o contrato. Nesse sentido, é válido lembrar que alguns contratos estabelecem um prazo mínimo de locação e, caso você saia do imóvel antes do período previsto, precisa pagar uma multa.

3. Menor investimento inicial

Se você não possui condições de comprar um imóvel e não deseja se comprometer com o pagamento das parcelas de um financiamento imobiliário, deve saber que alugar apartamento é uma excelente alternativa, uma vez que exige um menor investimento inicial.

Desse modo, você não precisa se preocupar com o pagamento de entradas e de custos de transações, como ocorre na compra e na venda de casas e de apartamentos.

4. Flexibilidade de contrato

Conforme mencionado acima, alugar apartamento traz a facilidade de se mudar. E isso nos leva a uma das principais vantagens da transação: a flexibilidade do contrato de locação.

O documento estabelece um prazo mínimo para o inquilino permanecer no imóvel e o período pode ser renovado, caso haja necessidade. Entretanto, a rescisão do contrato é simples e, para isso, basta que o locatário comunique o proprietário.

Esse fator é determinante para a qualidade de vida das pessoas, uma vez que, ao notar que precisa se mudar, não é necessário esperar para tomar uma decisão.

5. Mais opções disponíveis

Por fim, mas não menos importante, é necessário apontar que a existência de mais opções disponíveis quando o assunto é alugar apartamento. Essa vantagem é direcionada, especialmente, a indivíduos que estão no início da carreira e dispõe de poucos recursos financeiros para gerir um imóvel.

Suponha que você precisa de um apartamento bem localizado e com uma estrutura de lazer completa. Caso opte pela compra, a transação envolve muitos custos e o valor do imóvel pode estar muito além do que você pode pagar. Contudo, no caso do aluguel, a situação muda.

Nesse sentido, você pode encontrar um apartamento com uma área de lazer completa e em uma ótima localização por um valor que cabe no seu bolso.

Conheça a startup que otimiza transações imobiliárias

Parceiros da Avalyst, a Arbo Imóveis é uma startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias, para que se conectar a um imóvel seja felicidade para quem o recebe, quem o entrega e quem o administra.

A empresa oferece serviços e produtos para o mercado imobiliário de todo o Brasil, como um CRM (Customer Relationship Management) e um aplicativo para corretores, e, além disso, opera um dos maiores portais de imóveis do País. 

A Arbo possui como diferencial a facilitação de processos imobiliários de compra e de locação. Para isso, conta com ferramentas que desburocratizam processos tanto para imobiliárias, corretores e incorporadoras quanto para clientes que desejam comprar e alugar imóveis. Conheça o conjunto de facilidades que a Arbo oferece!


FAQ – Perguntas Frequentes sobre Aluguel de Apartamentos e Casas

1. Como alugar um apartamento?
Para alugar um apartamento, é necessário encontrar um imóvel adequado, visitar o local, reunir a documentação exigida (como RG, CPF e comprovante de renda), e assinar o contrato de locação, que inclui as condições acordadas entre locador e inquilino, como o valor do aluguel e as responsabilidades de ambas as partes.

2. Como alugar um apartamento ou casa sem fiador?
É possível alugar sem fiador utilizando alternativas como seguro-fiança, caução (depósito de um valor pré-determinado), ou a garantia locatícia da Avalyst, que facilita o processo de aluguel, evita a necessidade de um fiador, além de comprovante de renda e o excesso de burocracia em uma locação.

3. Como alugar apartamento sem comprovante de renda?
Para alugar sem comprovante de renda o futuro inquilino pode negociar diretamente com o locador, oferecer garantias extras, como o pagamento de meses adiantados, ou utilizar uma imobiliária parceira da Avalyst. Assim, basta o inquilino apresentar um documento básico de identificação para ter uma análise de crédito instantânea e sem comprovação de renda.

4. Como alugar um apartamento sem burocracia?
Para alugar um apartamento sem burocracia, opte por soluções que simplificam o processo, como os serviços de garantia locatícia da Avalyst, que eliminam a necessidade de fiador, além da facilidade de contratos digitais com assinatura eletrônica. Basta alugar com uma imobiliária parceira da Avalyst para alugar de forma bem mais rápida e sem stress.

5. É possível alugar um imóvel financiado?
Sim, é possível alugar um imóvel financiado, desde que não haja cláusulas contratuais do financiamento que proíbam a locação. O proprietário, no entanto, continua responsável pelo pagamento do financiamento, independentemente do aluguel.

6. Onde procurar casas ou apartamentos para alugar?
Imóveis para alugar podem ser encontrados em portais imobiliários online, redes sociais, sites de imobiliárias, ou por meio de corretores de imóveis. Além disso, aplicativos especializados em locação também facilitam a busca.

7. Como funciona alugar casa ou apartamento pela imobiliária? E quais as vantagens?
Alugar pela imobiliária envolve a intermediação entre locador e inquilino, que facilita a vistoria, negociação e administração do contrato. As vantagens incluem maior segurança jurídica, suporte na resolução de problemas e menor risco de fraudes. Além disso, as imobiliária parceiras da Avalyst oferecem um aluguel sem fiador, sem comprovação de renda e sem a necessidade de depósito caução. Basta um documento simples de identificação para análise de crédito e o pagamento de uma das menores taxas de garantia do mercado, que ainda pode ser parcelada em 12 vezes no cartão de crédito.

8. O que é seguro fiança para alugar uma casa ou apartamento?
O seguro-fiança é uma garantia locatícia que substitui o fiador e cobre o aluguel e encargos caso o inquilino não cumpra com os pagamentos. Ele é contratado por meio de seguradoras e pode incluir cobertura para danos ao imóvel. Entretanto, o custo de um seguro fiança costuma ser elevado. Uma boa alternativa é a garantia locatícia da Avalyst, que tem uma das menores taxas do mercado e ainda pode ser parcelada em até 12 vezes no cartão.

9. O que é preciso para alugar um apartamento?
Para alugar um apartamento, normalmente são exigidos documentos como RG, CPF, comprovante de renda, e referências pessoais ou profissionais. Além disso, é necessário fornecer uma garantia locatícia, como fiador, caução, ou seguro-fiança. Mas, com a garantia locatícia da Avalyst, basta o inquilino apresentar um documento de identificação para a análise de crédito.

10. Quanto tempo demora para alugar um apartamento?
O tempo para alugar um apartamento varia de acordo com a rapidez da negociação, verificação de documentos e assinatura do contrato. Em média, o processo pode demorar de alguns dias até algumas semanas.

11. O que saber antes de alugar um apartamento?
Antes de alugar, é importante verificar o estado do imóvel, condições do contrato, responsabilidades do locador e do inquilino, valores envolvidos (aluguel, condomínio, taxas), e escolher uma garantia locatícia que melhor atenda suas necessidades.

12. Quem aluga casa paga IPTU?
Em geral, o inquilino é responsável pelo pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), salvo acordo diferente do estipulado no contrato de locação. É fundamental verificar essa responsabilidade no documento.

13. Como alugar casa ou apartamento com nome sujo?
Alugar com o nome sujo pode ser mais difícil, pois muitas imobiliárias realizam consultas de crédito. No entanto, existem alternativas, como negociar diretamente com o proprietário ou utilizar garantias locatícias que não exigem essa verificação.

14. Como fazer um contrato para alugar uma casa ou apartamento?
Um contrato de locação deve incluir os dados do locador e inquilino, descrição do imóvel, valor do aluguel e encargos, prazo de locação, garantias locatícias, e cláusulas sobre rescisão e renovação. É recomendado redigir o contrato com o auxílio de um advogado ou imobiliária.

15. Qual o prazo mínimo para locações?
O prazo mínimo para locações residenciais, conforme a Lei do Inquilinato, é de 30 meses, pois, com exceção de aluguéis por temporada (até 90 dias), existem muitas restrições para contratos com prazos menores. Ocorre que, contratos com menos de 30 meses ao chegarem ao fim, passam a ter prazo indeterminado, dificultando a retomada do imóvel pelo proprietário.

LEIA MAIS

É possível alugar um imóvel financiado?

Respondemos 11 dúvidas de quem quer alugar um imóvel

Está em dúvida? Confira se alugar é melhor que financiar

Publicado em 15 de abril de 2021 Alugue Bem

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!