Adotar a transformação digital é impactar a cultura e processos da sua imobiliária, com o objetivo de melhorar a eficiência e crescer.
No mundo dos negócios, podemos dizer que a transformação digital impacta alguns mercados mais do que outros. E essa digitalização pode mudar a sua vida — pra melhor ou pra pior — e por dois bons motivos: a concorrência e o público.
Nosso ponto de partida para entender os impactos da inovação tecnológica no setor imobiliário vem do exemplo de duas titãs da indústria mundial.
Decerto, você conhece (ou já ouviu falar) da Kodak, a maior empresa de fotografia que o mundo já viu. Por anos, ela reinou no mercado global, até que sua resistência à transformação digital se tornou a sua guilhotina.
Embora a ex-gigante esteja tentando renascer das cinzas, ela saiu de pioneira a dinossauro para o seu público. Por outro lado, temos a American Airlines. Toda poderosa que, nos idos de 1980, quase se ajoelhou diante da concorrência.
De fato, houve aqueles que apostaram na sua missa de sétimo dia. Porém, ela não só sobreviveu como adotou a tecnologia para reduzir custos enquanto gerava valor: com novas rotas e programas de milhas.
Se como a Kodak, você não deu nenhum passo rumo à aceleração digital, por que está comendo mosca?
Nas próximas linhas, você vai entender um pouco mais sobre:
- Os desafios/oportunidades da transformação digital
- As tecnologias usadas por outras imobiliárias
- Como a inovação digital te ajudará a ganhar o jogo
Boa leitura!
Desafios e oportunidades da transformação digital para as imobiliárias
Adotar a transformação digital significa readequar a cultura e processos da sua imobiliária, com o objetivo de melhorar a eficiência e crescer. Até lá, o seu primeiro desafio é fazer mudanças estruturais que coloquem a tecnologia no centro da sala.
Daí você está pensando:
“Fecho negócio com meus inquilinos remotamente. Temos um site com passeio virtual em 360 graus, redes sociais, assinatura digital e WhatsApp Business. Somos tecnológicos”
Não é bem por aí que a banda toca. A transformação digital apela por uma mudança de gestão de imóveis tão radical, que ela precisa partir do topo até chegar nos corretores e demais do time!
Isso porque a cultura digital também envolve inteligência de dados, política de proteção às informações do cliente, investimento de tempo e alocação de recursos.
E embora a tecnologia tenha ajudado muitos corretores e imobiliárias, ampliando seus contratos, ela também pavimentou o terreno para serviços como AirBnB, Booking.com e OLX.
Em outras palavras, investir na digitalização não é mais um diferencial de mercado, mas um instrumento para o seu negócio sobreviver.
Desse modo, descobrir quais tecnologias adotar nos relembra dos dois bons motivos:
As principais inovações tecnológicas usadas pelas imobiliárias hoje
Vale ressaltar que uma cultura digital permite você focar na experiência do cliente e melhor segmentação do público, enquanto otimiza os processos internos, extraindo eficiência e simplificação.
Para isso, conhecer as inovações que o mercado está usando é importante, mas saber o que fazer (ou não) é o que vai impactar na sua carteira.
Ficou empolgado em iniciar logo a sua revolução? Veja as principais tecnologias e aplique:
Passo 1: Implemente o CRM imobiliário para escalonar contratos
O CRM imobiliário permite que os corretores mantenham um registro completo sobre a entrada de novos contatos, receita média de cada inquilino, tempo do lead no funil de vendas, organização de tarefas, visitas e follow-up, além do acesso a informações sobre os imóveis listados, como preço, tamanho e status.
Sobre como criar um ciclo de vendas eficaz e aprimorar a gestão do relacionamento com o cliente usando o CRM, nós preparamos o seguinte artigo:
Passo 2: Mude o jeito como é visualizado seus imóveis com realidade aumentada
Com o uso da realidade aumentada (AR), ofereça a potenciais investidores ou inquilinos um tour virtual pela propriedade sem a necessidade da presença física.
Isso permite que você otimize o processo de exibição de imóveis, alcance maiores públicos e ainda gere uma experiência imersiva.
Passo 3: Aproveite o impacto da inteligência artificial (IA) nas imobiliárias para melhorar sua eficiência
A inteligência artificial está sendo utilizada no mercado imobiliário para analisar dados de comportamento, prever tendências, otimizar tarefas e personalizar campanhas de marketing.
Outro fato relevante é a adoção da IA para análise de perfil do inquilino, identificando potenciais locatários com maior (ou menor) probabilidade de cumprir suas obrigações contratuais.
Passo 4: Que tal aplicar o blockchain nas suas transações imobiliárias?
A tecnologia blockchain permite que você compartilhe informações de forma transparente, através de um banco de dados avançado.
Ao aplicar esse mecanismo, seus dados serão confiáveis e cronologicamente armazenados, porque não será possível excluir ou alterar, sem conformidade com a rede.
Como resultado, você poderá monitorar contratos, pagamentos, contas e outras transações.
Soluções digitais para gestão de contratos e garantias locatícias
Mais do que ninguém, você sabe que a gestão de contrato de locação pode ser tão desafiadora quanto a venda. Pois é preciso cimentar uma relação de alto nível, seja com o locador, quanto com o locatário.
Uma solução digital que está para as imobiliárias o que a fotografia digital poderia ter sido para a Kodak é a fiança onerosa. Porque ao dispensar a exigência de um fiador, depósito caução ou seguro fiança, você evita transtornos com potenciais clientes, garante rapidez no processo de locação e, de quebra, permanece menos tempo com o imóvel vazio.
Nesse serviço, é a plataforma que substitui as garantias de locações tradicionais por uma análise de crédito automatizada, pagamento das locações em caso de inadimplência do inquilino, proteção contra danos, entre outros.
Ficou curioso para saber mais sobre a fiança onerosa?
Já que você terminou a leitura, recomendamos para você esse conteúdo:
Publicado em 28 de outubro de 2024 Blog